A oração simples

Não existe oração errada. Aliás, a oração errada é aquela que não é feita. A Bíblia Sagrada ensina que se deve orar a respeito de tudo. Orar por qualquer motivo, qualquer hora, qualquer lugar, sempre que o coração não estiver em paz. Tão logo o coração experimente apreensão, preocupação, medo, angústia, enfim, seja perturbado por alguma coisa, a ação imediata de quem confia em Deus é a oração.

O apóstolo Paulo diz que não precisamos andar ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, devemos apresentar nossos pedidos a Deus, tendo nas mãos a promessa de que a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará nossos sentimentos e pensamentos em Cristo Jesus (Filipenses 4.6,7). A expressão “coisa alguma” inclui desde uma vaga no estacionamento do shopping center até o fechamento de um negócio, o desejo de que não chova no dia da festa até a enfermidade de uma pessoa querida.

Esta experiência de oração é chamada de oração simples: orar sem censura filosófica ou teológica, orar sem se perguntar “é legítimo pedir isso a Deus?” ou “será que Deus se envolve nesse tipo de coisa?”. Simplesmente orar.

A garantia que temos quando oramos assim é a paz de Deus em nossos corações e mentes. A Bíblia não garante que Deus atenderá nossos pedidos exatamente como foram feitos: pode ser que a vaga no estacionamento não seja encontrada e que chova no dia da festa. A oração não se presta a fazer Deus trabalhar para nós, atendendo nossos caprichos e provendo o nosso conforto. Já que a causa da oração simples é a ansiedade, a resposta de Deus é a paz. O resultado da oração não é necessariamente a mudança da realidade a respeito da qual se ora, mas a mudança da pessoa que ora. A mudança da situação a respeito da qual se ora é uma possibilidade, a mudança do coração e da mente da pessoa que ora é uma realidade. Deus não prometeu dizer sim a todos os nossos pedidos, mas nos garantiu dar paz e nos conduzir à serenidade. Não prometeu nos livrar do vale da sombra da morte, mas nos garantiu que estaria lá conosco e nos conduziria em segurança através dele.

O maior fruto da oração não é o atendimento do pedido ou da súplica, mas a maturidade crescente da pessoa que ora. Na verdade, a estatura espiritual de uma pessoa pode ser medida pelo conteúdo de suas orações. Assim como sabemos se nossos filhos estão crescendo observando o que nos pedem e o que esperam de nós, podemos avaliar nosso próprio crescimento espiritual através de nossos pedidos e súplicas a Deus. As orações revelam o que realmente ocupa nossos corações, o que realmente é objeto dos nossos desejos, o que nos amedronta, nos desestabiliza e nos rouba a paz.

O apóstolo Paulo diz que quando era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Mas quando se tornou homem, deixou para trás as coisas de menino (1Coríntios 13.11). Não existe oração certa e errada. Mas existe oração de menino e oração de homem. Oração de menina e oração de mulher. A diferença está no coração: coração de menino e de menina, ora como menino e menina. A nossa certeza é que Deus também gosta de crianças.

Compartilhe:
  • Print
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • email
  • Google Buzz
  • Live
  • PDF
  • Posterous
  • Tumblr

17 Comentários

  • junior
    23/12/2010 às 18:18

    Caiu como uma luva em meu momento atual esse texto, parabéns pastor pelo novo blog, esse canal, assim como o conteúdo disponibilizado no site da IBAB é muito importante, especialmente para quem (como eu) mora em outros estados, acompanho suas pregações e tenho todos os seus livros.

  • 23/12/2010 às 18:24

    Parabéns pela simplicidade e profundidade das palavras a respeito da oração. Deus continue lhe abençoando grandiosamente.

  • Leandro
    23/12/2010 às 18:57

    Inspirador. Pra mim orar é cair na real, reposicionar o foco. Lembrar quem eu sou e quem Deus é.

  • Joao
    24/12/2010 às 1:32

    Glória a Deus … só pode ser o espirito santo de Deus lhe dando tal entendimento.

  • Patricia Santana
    24/12/2010 às 3:08

    Pr. Ed. jamais vou me cansar de dizer que VC é um Presente de Deus em Nossas Vidas. Minha oração é que Deus continue, trazendo à vc todas às manhãs, tardes, noites…etc…rs Inspirações, que nos ajudem à sermos cada dia mais parecidos com Jesus- homens e mulheres Segundo o Coração de Deus.Amamos vc.

  • Ramalho
    24/12/2010 às 14:01

    “O resultado da oração não é necessariamente a mudança da realidade a respeito da qual se ora, mas a mudança da pessoa que ora.”
    Eu acredito, assim como você Ed, que Deus tem todo o poder para mudar realidades, situações e circunstâncias, mas, prioritariamente Deus escolhe mudar pessoas e tornar estas em agentes de mudança da realidade, de situações e circunstâncias.
    Esse continua sendo o grande milagre de Deus, mudar pessoas – vamos e convenhamos, para isso só mesmo o poder de Deus e não nossas cartilhas.
    Eu oro por isso em minha própria vida, pelas outras coisas também é claro.
    A única oração errada é a que deixa de ser feita.
    Feliz Ano Novo Ed, que Deus continue te abençoando.

  • 27/12/2010 às 10:20

    Palavra oportuna!Meu coraçao amanheceu cheio de ansiedade, vou buscas paz através da oraçao ao Pai…Obregado Pr Ed.

  • 27/12/2010 às 15:01

    Que bom rever isso outra vez, no início de minha conversão eu orava de uma forma bem diferente da que oro hoje, isso me faz lembrar e me da a paz, sabendo que Deus sempre me ouviu, eu cresci, mudei,mas Ele não.

  • 28/12/2010 às 20:38

    Oração simples tudo que o homem precisa saber, mas complicam tanto por aí.
    Que Deus continue a usá-lo pastor, acompanho suas mensagens fazendo download no site da IBAB, leio seus artigos e livros e espero um dia conhece-lo pessoalmente, o admiro por sua sabedoria.

  • Sérgio Luiz Cabrini
    29/12/2010 às 14:54

    Caro Pastor,
    Realmente o amado pastor é um presente de Deus para este tão sofrido e enganado mundo.
    Fiquei muito feliz com estas palavras, pois, gosto muito de orar (conversar) com o Senhor Jesus quando estou em viagens, sozinho no carro, me sinto a vontade para orar e conversar com o Senhor e, já tenho tido respostas dessas orações, obviamente falo para o Senhor com respeito as minhas angústias, aflições e inseguranças.
    Que o Senhor, nosso Deus, continue abençoando ao amado pastor e família e que a sabedoria que o Senhor lhe concede seja sempre como uma chuva serodia.
    Graça e Paz

  • 31/12/2010 às 13:56

    Esse artigo é exatamente uma resposta a uma oração simples.

    Meu contato com suas reflexões é como se juntasse a fome com a vontade de comer.

    Deus continue lhe dando discernimento e maturidade.

  • Glaucia
    04/01/2011 às 13:48

    Pastor,
    Seu texto é revelador e inspitador. Precisamos rever nossos modos e motivações ao orar. Deus quer ouvir não só as grandes petições, mas tb as pequenas, do nosso dia a dia. Falar com Deus também é agradecer…

  • 06/01/2011 às 12:47

    Que maravilha ler esse texto …

    Um carinho em nossos corações.

    Graça e Paz

  • silvia silvinha
    06/01/2011 às 17:49

    Pastor. Gloria a Deus pela sua vida. Quando assisto a sua explicação a respeito do que as escrituras ditam, posso sentir através dela- sua explicação- o quanto Deus lhe ungiu na palavra. Eu gostaria de ter um coração de humildade tal a alcançar esse milagre maravilhoso.

  • carmem lucia purens sarkovas
    25/01/2011 às 12:55

    Olá Pr. Ed.
    fui sua ovelha há alguns anos, quando morava em São Paulo. Minha irmã, Télia, ainda continua em contato com você, por isso continuamos acompanhando a IBAB, seu ministério e orando por vocês todos os dias. Este site é uma benção, assim como as mensagens em download. Aproveitamos bastante. Só queria pedir um favor: daria para gravar com o som mais alto? Tenho que ficar “grudada” no computador para ouvir a sua voz.
    abraços, Que Deus continue a lhe abençoar.
    Carmem

  • William
    08/03/2011 às 10:31

    Sensacional… Seus textos e pregações são de fato libertadores. É muito bom saber que ainda posso ter esperanças quanto ao Evangelho de Jesus que é pregado no Brasil. Estou farto de tantos “meninos” nos púlpitos das igreja. Todo vez que venho aqui saio edificado. Grande será o teu galardão. Quando eu crescer quero ser assim…rs… É bom ter em quem se espelhar, já estava sem esperanças…

  • 15/11/2012 às 8:43

    o Ed Rene é um ‘Jeremias’ da atual geraçao.Dói quando fala e escreve, mas sabemos que é a verdade.é um ‘Jeremias’ dos dias hodiernos porque poucos aceitam esta mensagem,porem o mais importante é isto.

2 Trackbacks

Comentários

Seu e-mail nunca será publicado.
Campos obrigatórios estão destacados com *

*
*